Como aumentar a velocidade dos carros no Grand Theft Auto-GTA.

Descobri isso faz tempo, mas, passou pela cabeça postar isso no blog pois pode ajudar algum viciado em GTA. Vou ensinar em alguns passos como fazer isso de maneira segura, e o melhor, mudando um componente do GTA que poucas pessoas sabem que ele foi feito pra ser editado.

Antes de tudo faça backup do arquivo, este pode ser “copiado”(se recortar o game não funciona) para a pasta documentos por exemplo.

  1. Entre no diretório do game(suponho que saiba onde fica, caso não saiba ele fica em X:\Arquivos de programas\Rockstar Games\GTA(pode ser qualquer versão antes do GTA IV, então não vou especificar qual GTA você pode fazer isto=] (substitua o X pelo disco local do Windows ou onde o jogo foi instalado caso tenha um outro HD)).
  2. Depois de ter encontrado o diretório do game, procure pela pasta “data”. Em seguida procure pelo arquivo “handling.cfg” .
  3. O Windows avisará que não há nenhum aplicativo associado a este tipo de extensão, simples, basta associar ele a algum aplicativo, associe-o ao bloco de notas ou seja, abra com o bloco de notas.

Obviamente estará tudo em inglês e com uma porrada de números, dá um scroll down no texto e verá o nome de alguns carros(como na ilustração abaixo!):

O handling.cfg aberto no bloco de notas

(é só clicar para aumentar)

Bom, eu marquei um dos carros em vermelho pra mostrar como exemplo, esse carro é o Landstalker(espero que conheça) peguei uma imagem dele pra mostrar aqui:

Landstalker

O carro acima é o Landstalker do GTA-SA, aconselho entrar no jogo antes e guardar esse carro na garagem pra fazer os testes.

Pronto, feito isso vamos a edição do handling, na linha que segue NÃO altere as letras (A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L) SOMENTE da letra M até a letra R. A letra A é a variável responsável por receber o valor que equivale ao peso do carro, lembre-se a variável só aceita valores em Kg, ou seja um carro de 1000 equivale a uma tonelada virtual.

A letra M mostra quantas marchas o veiculo possui, no caso o Landstalker possui um câmbio de 5 marchas sacou?!. Não acho necessário alterar isto pois pode ficar dando erros no game se o veiculo tiver mais marchas do que seus arquivos de áudio podem ter, então sugiro que não modifique esta parte. Agora vamos pra próxima letra, a letra N, essa mostra até que velocidade o carro pode chegar no caso este carro chega a 160 Km/h, mude pra 250 e salve o arquivo, e feche o bloco de notas também( se o seu sistema operacional for Windows Vista ou Windows 7, desça pro final do post e depois volte a essa parte pra continuar com a modificação=D).

A letra O mostra a aceleração do carro, ou seja, a arrancada nele no momento em que você pressiona a tecla de movimentação do carro para frente. Sugiro que mude para 40.0 e novamente salve o arquivo, feche o bloco de notas e abra o game pra testar.

A letra P não influencia em quase nada então deixa ela lá, vamos para a letra Q, essa letra é a que muda a tração do carro(ela é que contem somente um digito no caso do Landstalker aparece o numero 4), se você mudar para 2 o carro não funcionará, pois a variável so pode receber “front” or “rear”, que no jogo equivalem a F e R respectivamente se você mudar para R significa que o carro terá tração somente nas rodas traseiras, sacou o padrão não é?, se for F terá nas rodas dianteiras e se for 4 terá em todas as rodas (4×4).

A letra R agora, essa também não vi muita diferença, mas, caso queira mudar vamos ver o que significam: D>Diesel || E>Electric(carros elétricos, pelo menos não agridem o meio-ambiente no game) || P>Petrol(gasolina por default), verificamos que o Landstalker é movido a Diesel virtual.

Agora vamos aos problemas que temos ao salvar o arquivo handling no Windows Vista/7.

Esses dois S.O’s possuem um sistema de proteção aos arquivos que encontram-se no disco onde ele está instalado, portanto, não deixam alguns programas salvarem dados em certas pastas(o bloco de notas, mesmo sendo do próprio sistema não fica de fora dessa).

Na hora de salvar o arquivo ele vai retornar uma negação de acesso a pasta, mas, pergunta se pode salvar na pasta documentos, salve na área de trabalho pra não substituir o backup que eu falei no inicio do post. Em seguida pegue o arquivo copie ele e substitua pelo arquivo original(mas que você fez backup assim espero) na pasta do game e aparecerá uma janelinha perguntando se queres continuar com a operação, clique em continuar e substitua o arquivo, depois disso o sistema aceita fazer a operação sem precisar desse trabalho todo, pode salvar em cima da pasta do game sem negação de acesso.

Com o carro de exemplo, podemos mudar os outros mas POR FAVOR com bom senso, pois não há como uma moto ficar com tração nas 4 rodas se ela só possui duas rodas não é mesmo? e barcos chegarem a 300Km/h com uma arrancada de 50.0(ficaria impossível controla-lo).

Bom espero ter ajudado algum player viciado em GTA(eu fui um, mas agora não sou mais 😦 . responsabilidades agora ¬¬) a melhorar a experiência com o game. 😀 See ya!

Anúncios

Publicado em dezembro 15, 2010, em Games e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. ficou muito dificil de controlar o carro

    • Olá Marcio. Depende do valor que colocou na coluna. Quais colunas você editou?(é provavel que as colunas N, P ou O faça o veiculo correr muito, por isso tem de testar com valores um pouco acima do valor original) 😀

  2. doido faz um video ai!!!

    • Cara, pelo tempo que tem esse post, nem tenho mais a instalação do GTA San Andreas pra montar um vídeo. Mas se quiser ajuda é só pedir uma explicação sobre a sua dificuldade. Abraço!

  3. Tem uma coisa mais fácil e só apertar L3 e segurar bom no meu funciona

  4. Então, a modificação que postei refere-se ao GTASA para PC. Funciona muito melhor do que no Play 2 porque você tem controle de tudo e pode alterar o que quiser, peso, força, frenagem, aceleração,cavalos, velocidade maxima, entre alguns atributos de veiculos que tem diferenças no visual, como por exemplo veiculos com 2 canos de scape,

  5. Então, a mesma coisa para o do PC. Pega em qualquer veiculo, porque mexe com um arquivo que tem todos os veiculos do jogo, até carrinho de controle remoto funciona. heuehue

  6. Cara muito bom o tuto, mas e sobre suspensão do carro para poder rebaixar e aumentar?

    • Olá,
      Pode sim!
      Tente na seção(d) “suspension upper limit” isso faz com que as molas do veiculo tenham um limite menor, fazendo-o ficar rebaixado. Por favor, verifique corretamente a seção, a letra da seção é d minusculo e não D maisculo. Não me responsabilizo por problemas no game, faça um backup antes de editar. Vlw FLWS!!!

      • Sim Fiz uns testes aki tbm aprendi que nas primeiras linhas o drag do carro faz ele atingir maiores velocidades pq vc diminui o tempo de passagem de marcha ou seja ele vai de 0 a 60 km de primeira muito bom isso ai ajudou muito vlw…
        PS: Voltei no passado com Gta sa mas valeu a pena hueheueh

      • HAHAH da serie GTA o melhor handling é o do SA, o do GTAIV é bom mas os carros são péssimos de freio e curvas fechadas. E os anteriores são defasados tem poucos recursos perto do SA como por exemplo: Até o GTA Vice City os veiculos tinham o mesmo peso em qualquer lado do carro (dimensions:X,Y,Z), já no SA a seção dimensions X,Y,Z foi substituida pela seção turnmass X,Y,Z fazendo com que o peso do carro na frente(motor) seja mais pesado que o fundo, assim voce pode isso aqui:
        Bobcat AEHOOO
        Bobcat AEHOOO
        Bobcat AEHOOO

        Repare que o fundo da Bobcat ficou mais alto que a frente, dai vc leva na oficina, instala o kit hidráulico e fica fodaço heuheuehue.

  7. Ah e ficaria show de bola tbm, é a troca da traçao do carro. A bobcat tem traçao dianteira, veja:
    HANDLING.CFG
    No arquivo diz que ela pode chegar até 165Km/h, tem um valor de 20.0 para aceleração, tem o valor 15.0 para aceleração a partir do zero(inércia), tração dianteira(F) e utiliza Diesel como combustivel. Basta alterar o F por R para ficar com tração somente na traseira ou 4 se quiser tração nas quatro rodas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: